quinta-feira, 14 de julho de 2016

A violência contra a mulher no Brasil

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL

Amanda Gomes da Cruz Rios
Atila da Cruz Silva
Douglas de Souza Santa Rita
Josiel Francisco dos Santos
Joselene Karolaine Souza dos Santos
Milena Pimentel Alves
Ricardo Felipe dos Santos Borges
Wesley de Almeida da Cruz


RESUMO:
Esse artigo tem como objetivo falar sobre a violência contra a mulher no Brasil, e mostrar o quanto as mulheres vem sofrendo com essas agressões, que muitas dela são praticadas por seus companheiros, é importante também ressaltar que muitas delas não sobrevive depois das agressões.

TEXTO:
A violência contra a mulher cresce a cada dia em todos os países e a numeração de mulheres que são agredidas por dia no mundo é muito grande, elas são espancadas, violentadas ou muitas das vezes são até mortas.
Os casos de violência acontecem na maioria das vezes por ex-companheiros ou até mesmo o próprio marido, muitos não aceitam a separação e ficam conturbados com o fim do relacionamento e isso leva a ele a matar a sua companheira, em muitos casos de agressão os maridos espancam as suas mulheres quando estão bêbados e nervosos, mas isso não o justifica o ato brutal que eles têm com a sua companheira. No Brasil existe a lei nº 10.778, de 24 de novembro de 2003 que estabeleceu a notificação compulsória no território nacional, e a lei Maria da Penha que protege as mulheres contra a violência domestica e seus agressores.
Esse grave crime segue vitimando milhares de brasileiras, nos tempos atuais muitas mulheres são brutamente estupradas, tratadas como um lixo, agredidas por monstros que dizem serem homens, varias dessas mulheres além de ser violentadas sexualmente, ainda são mortas de forma extremamente brutal por esses maníacos que estão espalhados por todos os lugares. 
A Bahia vem sendo um dos lugares que apresentam um dos maiores índices de mulheres violentadas e mortas no Brasil existe casos que essas vitimam são agredidas por homens que elas não conhecem e nem tem algum tipo de vinculo familiar ou amoroso, muitos abusam dessas mulheres e nem dão a chance delas se defenderem ou recorrer a algum órgão publico que possa dar algum tipo de suporte psicológico e acolhimento a elas.
A mídia vem diariamente nos mostrando casos de mulheres famosas que são espancadas, assediadas e que estão tendo a sua imagem exporta de uma forma muito vergonhosa, por que quando se trata de crimes como esses as vitimam tem vergonha de se expor dessa forma tem o medo de que a sociedade não irar apoia-la, mas ainda sim muitas dão o seu depoimento em publico e caba se expondo na mídia, para de certa forma encoraja outras mulheres que são violentadas dentro de suas casas, jovens que são abusadas por algum familiar, para que elas também acabem se posicionando diante a sociedade e procure o órgão responsável para que o agressor seja punido, e assim seja retirado do convívio em meio à sociedade.
Aqui no nosso estado podemos ver eu diariamente mulheres são mortas, a pouco tempo vimos um caso de uma professora que foi morta por seu marido em sala de aula na frente de seus alunos, casos como esse nus chama bastante atenção por existir uma lei que protege a mulher mas que em casos como esse, a lei não teve como agir a tempo de evitar uma fatalidade dessas, por que a possível vitima foi morta brutalmente, e o assassino está ai impune podendo até mesmo fazer outras vitimas.
A lei Maria da Penha foi criada pra defender as mulheres, para ajuda-las nesse momento difícil, mas nem sempre a lei é tão rigorosa e eficaz quando é necessário. Denunciar a violência é fundamental para a punição dos agressores que muitas das vezes saem impune após um ato tão cruel e imoral desses.
A violência é nada, mas que um ato de covardia, de machismo e de desrespeito a mulher brasileira, os homens veem as mulheres como um objeto, veem o seu corpo como um brinquedo e muitos ainda caracterizam as mulheres por suas vestimentas, pelo fato de estarem com roupas curtas, por está maquiada, eles se acham no direito de abusa-las, desrespeita-las de forma absurda, imoral, e sem escrúpulos, independente de sua classe social, da sua roupa, cor, ou idade nenhuma mulher deve passar por um momento terrível desse, infelizmente isso é um problema especifico decorrente de uma sociedade que admite e apoiam valores machistas.
Desde que o movimento feminista foi criado, praticamente foi declarada uma guerra contra os homens, por que dês desse momento as mulheres estão lutando para acabar com o machismo, com a falta de respeito que essas mulheres são tratadas, os níveis de agressão esta diminuindo cada vez, mas por que hoje essas guerreiras têm fortes lideranças que encorajam essas vitimas a se defenderem e a procurar ajuda. Ao certo as mulheres eram vista como uma escrava que se casava somente pra cuidar de seu esposo, cuidar dar casa e gerar filhos e hoje em dia após a criação desse movimento as mulheres está, mas confiantes em si, hoje elas não querem depender somente de seus maridos e sim ter a sua própria renda, trabalhar fora de casa e serem independentes financeiramente, a idade já não importa, mas quando a mulher que estudar para crescer em sua profissão, muitas delas ganhas seus respectivos salários maiores de que alguns homens.
CONCLUSÃO:
O nosso estudo aborda as mudanças ao longo dos anos, como a mulher era tratada antigamente e o quanto houve mudanças nos dias atuais, o movimento feminista e a Lei Maria da Penha foram muito importantes para todas essas mudanças, foi importante também para a diminuição de casos de mulheres mortas e espancadas por atuais ou ex-companheiros, após esse movimento e a criação da lei o Brasil teve fortes mudanças em relação às mulheres.

A denuncia num caso de violência ela é extremamente importante para que os agressores não saia empune e cometa novas agressões, mesmo que a denuncia não venha ser feita diretamente da vitima é muito importante que se alguém presenciar um ato de covardia, que ela procure uma delegacia do DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher) e lá faça um boletim de ocorrência, para que essa violência não venha acontecer outras vezes ou até mesmo levar a uma fatalidade.

Um comentário:

  1. -Só foi pedido os subtópicos do resumo e da conclusão.
    -O texto não está justificado.
    -O texto não está em parágrafo Americano, como foi pedido.
    -Precisa ter atenção com as escrita das palavras. Cuidado com a acentuação.
    -A conclusão de vocês ficou parecendo uma Introdução. Na Conclusão vocês devem encerrar o trabalho, fazendo uma pequena avaliação do trabalho desenvolvido, encerrando assim o texto.

    ResponderExcluir