quinta-feira, 14 de julho de 2016





                   Movimento LGBT, e suas lutas

                                 politicas  afirmativas

                           




                                                                                                                Yasmim Santos
                                                                                                                Valeria Santos
                                                                                                                Rafaela Pires
                                                                                                                Fernanda Senna
                                                                                                                Natália Anjos
                                                                                                                Estefane Silva
                                                                                                                Rute ferreira
                                                                                                          
 



O Artigo tem como objetivo relatar situações sobre descriminação contra Lésbicas,Gays ,Bissexuais  ,Transexuais,





Preconceito e um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério, as formas mais comuns de preconceito são: social, “racial”, cultural e “sexual”.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada “estereótipo”. Ainda assim, observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas somente quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar e/ou não denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo aparência de povos de determinadas regiões, pura simplesmente como forma ilustrativa ou educativa, por vezes questionada pela Ciência e a Psicologia.
  
Podemos perceber que o mundo em que vivemos poderia ser melhor, apesar de estarmos no século 21, ainda existem pessoas que não conseguem viver em sociedade e admitir que existam pessoas diferentes, com defeitos e qualidades e que a sexualidade é um direito da escolha de cada um.
A maioria dos casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgênicos são no Brasil, um país subdesenvolvido com tantos casos de violência; um dos assuntos atualmente em alta na sociedade que tem gerado grande repercussão causando insatisfação e revolta ao mesmo tempo, como por exemplo: Casamento homossexual que tem alguma aceitação, mas gera revolta causando comentários e intrigas religiosas, assim também como adoção de crianças às pessoas do mesmo sexo, por não haver impedimento legal; porém muitos casais homoafetivos precisam recorrer a Justiça para ter direito.
Em 2010 houve um caso em que a quarta turma do Superior Tribunal de Justiça negou recursos do manifesto publico do Rio Grande do Sul contra decisão que permita a doação de duas crianças para um casal de mulheres, teria sido bom ou injustiça com a criança envolvida na historia? Há muitas perguntas sem respostas...
A discriminação é algo interminável e nunca deixará de existir em empresas, ruas, nas famílias, em entrevistas e etc. Infelizmente muitas pessoas lutam para sobreviver e vencer os preconceitos e quanto mais luta mais cresce...
As pessoas tornam-se vitimas por serem negros, brancos, índios, baixas, altas, magras, altas, homossexuais, ou terem algum tipo de deficiência.
A discriminação muitas vezes causa depressão isolamento, anorexia e até mesmo suicídio; NÃO PODEMOS PARAR DE LUTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO.
Vivemos num País onde não podemos optar por nossas escolhas, pois tudo se transforma em preconceito, discriminação, risos e rejeição, todos tem o direito de escolha sexual, ser gay, não é ser monstro, todos são seres humanos, como outro qualquer... Homens e mulheres são pessoas de sexo diferentes, mas as leis são para todos, pois ambos serão julgados com os mesmos méritos.
A maioria dos casos de violência contra homossexuais são por não aceitação, nojo, ou falta de informação.
Observa-se então que o preconceito, se associado à discriminação, pode ser considerado um erro.
Entretanto, segundo Freud, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença e sentimento de medo, e não necessariamente do conhecimento originado da Ciência. Ou seja, possui uma base irracional, ligada a ideologia de um mundo imaginado e não real. Freud relacionava-se em sua obra ao chamado “conceito abstrato de República ideológica” que não é real nem para seus autores, Platão e Aristóteles, e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio de lógica, compreendido apenas na chamada por ele, Freud de “Nova Medicina”, e que o mundo chama de Psicologia.
Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber ( 1862-1920), o individuo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil, negativa em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito. Essas atitudes trazem muitas coisas negativas e também problemas.  
Discriminação e preconceito além de ser desumano é crime previsto na Lei Nº 7.716, de 05 de Janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, Art. 1º serão punidos, na forma desta lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459 de15/05/97)
Pena: reclusão de dois a cinco anos       




Dias d’Ávila, 13 de Julho de 2016.
                                                 

                                     



Um comentário:

  1. -Faltou o subtópico do resumo e da conclusão.
    -O texto não está em parágrafo americano como foi pedido.
    -http://www.significados.com.br/preconceito/
    -http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/09/direitos-lgbt-saibam-quais-as-principais-pautas-e-as-propostas-dos-candidatos-a
    -https://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito

    ResponderExcluir