sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CRISE MIGRATÓRIA NA EUROPA


Aderlan Barros
Anderson Barbosa
Fernando Jesus
Iara Bernardo
Jadson Santos
Rafael Lima
Rebeca Pires
Roberto Carlos dos Santos
Thayna Santos



RESUMO: A Europa sempre foi um país rico que atrai vários imigrantes em especial dos países do Oriente Médio, Ásia e África, países esses que enfrentam graves problemas não só econômico como também sociais. Um dos temas mais falados do nosso planeta é a crise migratória na Europa, a maioria dos imigrantes é sírios, Afegãos, Eritreus e nigerianos, que por sua vez procuram sair do seu país em busca não só de melhores condições de vida como também de paz.


A crise surgiu em consequência do crescente numero de imigrante irregular que busca chegar aos estados membros da União Europeia, através de perigosas travessias no mar mediterrâneo por embarcações ilegais.
Mais os países Europeus tentando organizar toda essa migração estabeleceram varias politicas migratórias á fim de acabar a crise econômica e politica em que o país passava, estabelecendo medidas impedindo a entrada dos imigrantes para não haver concorrência de trabalho e evitar o aumento dos problemas sociais. Quando o país se encontrava em uma boa fase era permitido à entrada de imigrantes em trocar de mão de obra barata. Apesar de que a travessia do mar mediterrâneo fosse uma decisão incerta de que alcançariam seus objetivos, para os imigrantes aquela escolha não seria pior do que as circunstancias que eles vivem em seu país.
Os imigrantes escolhem a Europa quando estão fugindo das guerras no seu país de origem porque eles creem que na Europa eles terão oportunidades e escolhas de onde vão ficar. O motivo dessas guerras tem origem uma história de anos 30 anos pode dizer.
No ano de 1985 na cidade de Luxemburgo muitos europeus assinaram o tratado de Schengen, com isso foi facilitado à circulação de pessoas entre as fronteiras dos países próximos, mas é onde eles buscam abrigos que eles têm que ficar segundo um acordo do UE (União Europeia) chamada por “Regulamento de Dublin” que fala que os imigrantes tem que pedir abrigo no primeiro país aonde chegar ao continente.
Porém a Alemanha resolveu abrir uma exceção para os sírios que estavam em busca de asilo, dando a permissão que eles fizesse registro no país independente da sua localização atual na União Europeia.
Nos países aonde eles chegam e não querem se estabelecer totalmente eles acabam não fazendo registro oficial, e fazem o impossível para fazer o cruzamento nas fronteiras para que isso não aconteça. Com o nível alto do fluxo criou uma tensão e divergência a política de migração europeia.O primeiro ministro da Hungria falou que o problema era da Alemanha já que a maioria dos imigrantes estão se refugiando lá.Muito dos refugiados são presos tentando fugir e isso geralmente acaba acontecendo em fronteiras.
Existem vários acampamentos de imigrantes,onde eles aguardam a sua vez para atravessar o mar mediterrâneo e chegar ao lugar de destino,mais existem muitos imigrantes e todos acabam sendo expostos avarias doenças,principalmente as crianças e mulheres grávidas,pois nesses dias de espera eles acabam dormindo em chãos sujos e perto de banheiros onde todos ali utilizam,muitas das gestantes acabam tendo seus filhos naquele lugar e seus bebes acabam sendo expostos a varias doenças mais eles preferem arriscar a passar por tudo isso e no final da um futuro bom a seu filho do que ter que votar e sofrer novamente.   
Países com localização litorânea feita Grécia, Itália e Croácia que tem permitido facilmente que os imigrantes deixem seus territórios e atravessem suas fronteiras.
Países muitos ricos que ficam junto à Síria do que junto ao continente europeu, como Arábia saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, mas para ter permissão para entrar nesses países que está na região do Golfo acaba saindo caro.
Por mais incrível que seja aquela crise se tornou um negocio altamente lucrativo para traficantes de pessoas, em troca da travessia os imigrantes cediam milhões por embarcações, mesmo que não tivessem garantia de seguranças e sobrevivência.
 A solução da migração talvez não seja realmente uma solução sendo que não existe uma garantia de melhora de vida para os “condenados”.
A maior parte dos imigrantes é jovem e homens, devido a sua capacidade de enfrentar diversos obstáculos na jornada e necessariamente eles preferem se arriscar para oferecer uma vida financeira melhor para seus familiares.
É de direito do cidadão ter uma chance para recomeçar talvez,esses jovens esses membros de cada família que se arriscam tanto nessa escolha não se sujeite apenas para mudar a sua condição de vida e sim para mudar a vida de sua família para poder olhar para o passado e dizer que lutou e conseguiu,possa ser que maioria tenha esse pensamento o que leva a se sujeitar.
O numero de imigrantes eleva a faixa da população de muitos países,levando em conta que maioria não resistiram a essa jornada,o acolhimento de muitos imigrantes foi o que impulsionou codinome “crise”,porque a migração gerou uma crise?justamente pela elevada taxa de pessoas que muitas vezes chegam aos países determinado de forma ilegal,essa questão e muito ampla pois não foi somente um motivo que levou a essa crise,ela teve contribuição da falta de estrutura dos países que saíram os refugiados,da guerra,fome,intolerância religiosa,a crescente demanda de imigrantes irregulares ou não,a falta de acolhimento que integram os imigrantes,tudo isso de alguma forma contribuiu para crise.
Apesar de que muitos países estão recolhendo os imigrantes de braços abertos ajudando e dando força para recomeçarem,por outro lado existe a posição,os imigrantes sofrem pois nem todos os países e nem todos os moradores de tal país receberam de braços abertos,eles enfrentaram frases e cartazes desmoralizadores que por consequência acabou resultando na falta de esperança para tal,a crise gerou vários tipos de consequências,umas positivas outras negativas,desejo resaltar as negativas desmotivadoras tanto para os países que integram quanto  para os imigrantes,pois muito chegaram a tal pais  de forma clandestina dificultando o acesso no próprio país ou até o recebimento do mesmo no país,outra dificuldade é a possível concorrência pela oportunidade de emprego,de fato que alguns países estão em fase de crise de economia e por consequência a falta de empregos para muitos,á uma grande tensão de ambos,pois um lado não quer perder o seu direito como cidadão que paga impostos e nem outro lado quer perder a oportunidade de recomeçar uma vida nova.
Devido a situação de cada país é necessário regulamentar leis que protejam a todos sem distinção olhando somente para o fato de que todos são seres humanos e precisam de uma estrutura para sobreviver em fim os países precisam de um reforço em sua estrutura para que possa oferecer um local seguro de moradia e oportunidades que garantam a sobrevivência,os países precisam de um reforço em sua estrutura para que possam oferecer um local seguro de moradia e oportunidades que garantam a sua sobrevivência evitando por fim que imigrante tais exerçam atividades ilícitas,leis e regras que protejam e tragam conforto e segurança para que haja uma boa convivência entre ambos.








CONCLUSÃO: Em todo conteúdo é perceptível a miséria e sofrimento e a condenação muitos,mais se analisarmos um fato muito comum é a esperança,todos procuram uma condição de vida melhor para si e para seus familiares.

Um comentário:

  1. http://www.imuneunicamp.com/oit
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_migrat%C3%B3ria_na_Europa

    A Europa é um continente, e não um país.
    Muitos erros de acentuação.

    ResponderExcluir